Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, advogado e mediador.

Exerceu a advocacia em Campo Grande/MS por dez anos (1966 – 1976). Foi magistrado deste Estado por trinta e cinco anos (1976 – 2011), tendo presidido o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça/MS.

Especializou-se em Mediação pela “APEP – Programas de Estudios de Postgrado Associacion Civil”, da “Maestria Latinoamericana Europea en Mediación y Negaciación”, sediada em Buenos Aires – AR e vinculada ai “Institut Universitaire Kurt Bosch”, reconhecido pelo Governo Suíço, tendo sido aprovado nos seguintes cursos, iniciados em abril de 2011 e concluído em agosto de 2012: – Curso Introductorio al Curso de Formación Básico de Mediación – Curso Introductorio al Curso Teórico Práctico de Entrenamiento y las Pasantias del Curso de Formación Básico de Mediación – Curso Teórico Práctico de Entrenamiento correspondiente al Curso de Formácion Básico de Mediación. Foi conferencista do encerramento do Curso de Formação Básica de Mediação, em 16 de agosto de 2012, desenvolvendo o tema “A Mediação no Direito Comparado”.

Participante-ouvinte do VIII Congresso Mundial de Mediação, e 1º Congresso Nacional Brasileiro de Mediação realizado pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos, no período de 27 a 31 de agosto de 2012, em Belo Horizonte/MG.

É autor das seguintes obras jurídicas:

  •  “Ação Reivindicatória” (em coautoria com Paulo Tadeu Haendchen), Editora Saraiva – 6ª Edição;
  • “Ação de Usucapião Ordinária”, Editora Saraiva;
  • “Repertório dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais” – Editora Del Rey;
  • “Mediação de Conflitos – a Emergência de um novo paradigma” – (obra coletiva) Editora Del Rey;
  • “Temas de Mediação no Direito Comparado – A mediação em 66 países” – Editora Conceito;
  • “Repertório da Mediação” (no prelo);
  • “ADRs – Equivalentes jurisdicionais: Arbitragem, Mediação e outros métodos alternativos de resolução de conflitos. Noções Fundamentais” (em coautoria com Joel Dias Filgueira Júnior (no prelo).